MEIO AMBIENTE


A Usina Hidrelétrica Machadinho possui
as certificações ISO 9001 (Qualidade),
ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS
18001 (Saúde e Segurança no Trabalho).

O respeito ao meio ambiente está entre os valores fundamentais do Consórcio Machadinho, que se preocupa em desenvolver ações que vão além do atendimento à legislação ambiental, envolvendo as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Machadinho - Carlos Ermírio de Moraes (UHE Machadinho) em um processo contínuo de conscientização quanto à necessidade de proteger e conservar os recursos naturais.
Água, clima, solo, fauna e flora são alguns

dos aspectos monitorados na região da UHE Machadinho, a fim de garantir a identificação e a minimização de possíveis impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades. Coordenada pelo Consórcio Machadinho, a gestão ambiental do empreendimento é executada pela operadora da Usina, que utiliza um sistema integrado para gerir ações relacionadas ao meio ambiente e inclui o monitoramento de qualidade da produção, responsabilidade social e saúde e segurança do trabalho.

A Usina Hidrelétrica Machadinho possui
as certificações ISO 9001 (Qualidade),
ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança no Trabalho).

O respeito ao meio ambiente está entre os valores fundamentais do Consórcio Machadinho, que se preocupa em desenvolver ações que vão além do atendimento à legislação ambiental, envolvendo as comunidades do entorno da Usina Hidrelétrica Machadinho - Carlos Ermírio de Moraes (UHE Machadinho) em um processo contínuo de conscientização quanto à necessidade de proteger e conservar os recursos naturais.

Água, clima, solo, fauna e flora são alguns dos aspectos monitorados na região da UHE Machadinho, a fim de garantir a identificação e a minimização de possíveis impactos ao meio ambiente decorrentes de suas atividades. Coordenada pelo Consórcio Machadinho, a gestão ambiental do empreendimento é executada pela operadora da Usina, que utiliza um sistema integrado para gerir ações relacionadas ao meio ambiente e inclui o monitoramento de qualidade da produção, responsabilidade social e saúde e segurança do trabalho.

  • MEXILHÃO
    DOURADO
  • GESTÃO
    PATRIMONIAL
  • LICENCIAMENTO
    AMBIENTAL
  • MONITORAMENTO
    E CONTROLES
  • PACUERA E PLANO
    DE INCREMENTO

MEXILHÃO-DOURADO

Visitante indesejado

O Mexilhão-Dourado (Limnoperna fortunei) é um molusco de água doce, de 3 a 4 centímetros, que possui uma concha com duas valvas articuladas. Trata-se de uma espécie exótica e invasora, originária do Sudeste Asiático. Sua presença em rios, lagos e reservatórios de diversas regiões do Brasil, vem causando problemas aos ambientes onde se reproduz, já que provoca danos à agricultura irrigada e à pesca, interfere na cadeia alimentar e prejudica o sistema de abastecimento de água e a geração de energia, já que entope as tubulações.

Introduzido acidentalmente na América do Sul por meio da água de lastro dos navios, o mexilhão-dourado possui a capacidade de incrustação, crescimento acelerado, enorme força reprodutiva e rápida dispersão. Sua larva fixa-se e cresce em superfícies duras, como cascos e motores de barcos, tubulações e filtros, rochas, troncos de árvore etc. Essas características tornam o mexilhão-dourado uma verdadeira praga, tanto em termos ambientais como econômicos.



PARA SABER COMO
EVITAR A DISPERSÃO
VEJA A
CARTILHA

GESTÃO PATRIMONIAL

VIGILÂNCIA

A área do reservatório da Usina conta com equipes de vigilância ambiental e sociopatrimonial. A gestão do uso e ocupação do reservatório visa manter as condições de sustentabilidade necessárias as atividades de geração de energia elétrica e, ao mesmo tempo, cumprir as exigências dos órgãos reguladores.

A vigilância atua com objetivo de coibir a ocupação indevida das áreas do reservatório, áreas de preservação permanente e áreas remanescentes, evitando a ocorrência de crimes ambientais e propiciando o desenvolvimento natural da faixa ciliar plantada ao longo do perímetro do lago.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Usina Hidrelétrica Machadinho - Carlos Ermírio de Moraes opera de acordo com a legislação ambiental e possui a Licença de Operação nº 160/2001, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em agosto de 2001. A primeira renovação foi em novembro de 2007, revisada em abril de 2011 e a segunda renovação em julho de 2014.

MONITORAMENTO E CONTROLES

A implantação da UHE Machadinho modificou a paisagem da região e as condições naturais do terreno, do relevo e das encostas, o que demandou a implementação de monitoramentos e controles das condições físicas, químicas e biológicas desde a fase preliminar de implantação do empreendimento, durante sua construção e até a etapa operacional da usina.

Entre os principais monitoramentos e controles realizados na gestão destacam-se:

Observações das condições climatológicas

Analisar o clima, identificando e caracterizando possíveis anomalias climáticas na área de influência da Usina Machadinho, após a formação do lago, identificando as variáveis meteorológicas associadas a essas modificações.

Observações das condições hidrossedimentológicas

Caracterizar os sedimentos que entram e saem do reservatório e estimar a tendência de deposição de sedimentos durante a vida útil do reservatório.

Acompanhamento das condições sismológicas

O estudo sismológico consiste, basicamente, no monitoramento das atividades sísmicas naturais e induzidas na área de influência do reservatório da Usina Machadinho.

Monitoramento das águas superficiais

Tem por objetivo monitorar e identificar os padrões de qualidade da água superficial do reservatório da Usina Machadinho, visando recomendar medidas de controle ou ações emergenciais, decorrentes de alterações da própria operação da usina ou dos usos múltiplos contemplados.

Monitoramento e Manejo da Ictiofauna

Caracterizar os aspectos básicos da estrutura e dinâmica das espécies mais abundantes e possíveis fatores ambientais intervenientes; identificar as espécies residentes, temporárias e extemporâneas nos diferentes ambientes considerados; acompanhar o processo de sucessão ecológica no reservatório e à jusante, visando obter subsídios para o futuro manejo do lago; diagnosticar a atividade de pesca, incluindo o rendimento pesqueiro e a composição do pescado; definir e estabelecer estratégias de conservação dos estoques.

Monitoramento Hidrometeorológico

Destina-se ao acompanhamento dos dados hidrológicos (médias diárias), relacionados ao nível do reservatório e vazões turbinadas e vertidas.

PACUERA

PACUERA - Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial.

O PACUERA é um documento que contém regras sobre a utilização do reservatório da usina. Sua elaboração envolveu a comunidade e lideranças locais, seguindo as diretrizes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), cujo objetivo foi identificar as melhores alternativas de uso do reservatório, priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo.

PLANO DE INCREMENTO
AO TURISMO

O Programa de Incremento do Desenvolvimento do Turismo nos municípios da AID – Área de Influência Direta, da Usina Hidrelétrica Machadinho, foi desenvolvido em atendimento a condicionante 2.1 da Licença de Operação (LO) vigente, de 25 de julho de 2014, cujas ações previstas para sua execução foram aprovadas pelo IBAMA.

Consulte aqui o plano: