17
Fev
2022

Usina Machadinho completa 20 anos de operação


Ao completar 20 anos de operação no dia 16 de fevereiro, a Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes se consolida como um marco histórico na região. Mais do que um grande empreendimento, deixa marcas na comunidade, através de ações e projetos desenvolvidos pelo Consórcio Machadinho, além de gerar energia limpa, atendendo a todos os requisitos ambientais.

 A participação ativa no cotidiano dos municípios da área de abrangência contribui para o crescimento sustentável da região e para a melhoria da qualidade de vida da população. Desde o início o Consórcio Machadinho escreve junto à comunidade uma história de conquistas e bom relacionamento. Um exemplo são os projetos sociais, que receberam mais de 14 milhões aplicados pelo Consórcio e seus parceiros, por liberalidade, com recursos próprios ou leis de incentivos, nas áreas de educação, agregação de renda, sociocultural, saúde e segurança.

Também é importante destacar que nesses 20 anos a Usina Hidrelétrica Machadinho já repassou mais de 437 milhões a título de compensação financeira pela utilização de recursos hídricos. Sendo que destes aproximadamente 178 milhões foram destinados aos municípios da área de abrangência da Usina. 

Outro destaque nesses 20 anos é a participação da comunidade nas visitas. Mais de 86 mil pessoas já passaram pelo Programa de Visitas, conhecendo como funciona o processo de geração de energia elétrica. Além disso, centenas de jovens estudantes todos os anos participam do Concurso de Redação e escrevem suas histórias.

História

Considerada um marco na história das hidrelétricas brasileiras, a construção da Usina Machadinho foi resultado do esforço conjunto de acionistas, dos parceiros em todas as fases do empreendimento, dos governantes e de uma equipe de profissionais que possibilitou sua construção em tempo recorde, com uma antecipação de 17 meses em relação ao cronograma original. 

Construída no leito do Rio Pelotas, entre os municípios de Piratuba, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, a Usina Machadinho tem potência instalada de 1.140 MW e é a maior Usina Hidrelétrica com casa de força em Santa Catarina, certificada pelas normas NBR ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. A primeira unidade geradora entrou em operação dia 16 de fevereiro de 2002, a segunda no dia 30 de abril e a terceira no dia 12 de julho do mesmo ano. 

Para saber mais acesse www.machadinho.com.br.