01
Ago
2022

Educação Ambiental da Usina Machadinho trabalha o Turismo Rural


O turismo como oportunidade para os produtores rurais foi trabalhado pelo Programa de Educação Ambiental - PEA da Usina Hidrelétrica Machadinho, no município de Maximiliano de Almeida, RS. A equipe realizou apoio no levantamento dos atrativos potenciais e existentes, diante do desafio: “O que eu posso oferecer em um roteiro turístico na nossa região”, com a construção de alternativas.

A atividade, realizada em parceria com a Prefeitura de Maximiliano de Almeida,  é chamada Potencialidades de Turismo Rural e Valorização do Agronegócio, tendo como objetivo buscar novas alternativas de rendas na região. A ação reuniu 15 agricultores, a bióloga do município, representante da Emater, assessoria de imprensa, CDL, o prefeito e o vice-prefeito, no salão da comunidade Cerro da Rapadura.

As atividades agropecuárias são mantidas nas propriedades, mas surge um novo componente: o turismo rural, que pode aquecer a economia, o desenvolvimento local, além de valorizar o patrimônio cultural e natural. O turista, em diversos momentos, busca a tranquilidade, paz e relaxamento que o meio rural proporciona, por isso, é importante buscar essas opções e construir ações e roteiros, sempre envolvendo os atores locais.

 Para saber mais sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse www.machadinho.com.br .