09
Nov
2022

Consórcio Machadinho apoia o lançamento do Livro Memórias de Nossa Gente em Escola de Campos Novos


A Escola Municipal André Rebouças, situada na Barra do Leão, interior de Campos Novos, lançou no dia 09 de novembro o livro Memórias de Nossa Gente, produzido pelos alunos do 6º ao 9º ano, sendo patrocinado pelo Consórcio Machadinho. A publicação conta histórias da região, cultura, tradições e desafios enfrentados pelo povo na formação das comunidades.

O projeto literário foi desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa pela professora Gisele Moresco dos Santos. Motivados pela curiosidade em saber mais sobre o povo e o que estava guardado nas lembranças, resolveu-se acolher cada memória ouvindo tudo com carinho, permitindo conhecer uma época importante da história. A possibilidade de transformar as narrativas em textos proporcionou aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

A pesquisa foi realizada com toda comunidade escolar. Foram ouvidas mais de 40 famílias, verdadeiro acervo da consolidação de um povo. Gisele ressalta que os detalhes apresentados nessas narrativas carregam muita força e representatividade.  “Muitas histórias de superação, de união, a presença marcante da fé, a vivência de pessoas que aprenderam habilidades pela observação, garra e persistência, tradições que sobrevivem há cinco gerações” finaliza.

Para mais informações sobre o Consórcio Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.