20
Fev
2023

Usina Hidrelétrica Machadinho completa 21 anos de operação


A Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes completa nesta quinta-feira, 21 anos de operação. A primeira unidade geradora entrou em operação no dia 16 de fevereiro de 2002, a segunda no dia 30 de abril e a terceira no dia 12 de julho do mesmo ano.

 Considerada um marco na história das hidrelétricas brasileiras, a construção da Usina Machadinho foi resultado do esforço conjunto de acionistas, dos parceiros em todas as fases do empreendimento, dos governantes e de uma equipe de profissionais que possibilitou sua construção em tempo recorde, com uma antecipação de 17 meses em relação ao cronograma original. 

Construída no leito do Rio Pelotas, entre os municípios de Piratuba, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul, a Usina Machadinho tem potência instalada de 1.140 MW e é a maior Usina Hidrelétrica com casa de força em Santa Catarina.

A Usina conta com um Programa de Visitas que oportuniza os visitantes a conhecer a estrutura e como funciona o processo de geração de energia elétrica. Desde o início da operação já recebeu mais de 88 mil visitantes.