03
Mar
2023

Consórcio Machadinho realiza mais uma soltura de peixes


Mais de 7 mil peixes foram soltos no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho na tarde de quarta-feira, dia 1º de março. A ação é uma soltura experimental, que faz parte e é prevista no plano de monitoramento de ictiofauna, com peixes produzidos pelo Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce (LAPAD/UFSC).

A soltura ocorreu na área do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (Escola Socioambiental), em Piratuba, contando com a participação dos alunos, uma equipe da área ambiental da Usina e do LAPAD, representantes do Consórcio Machadinho e Bombeiros Militares de Piratuba. Foram soltos 3.500 piavas, 3.500 curimbas, 400 suruvis e 50 dourados.

Os peixes que são soltos no lago da Usina Hidrelétrica Machadinho contam com uma marcação. A identificação desses peixes pode ser feita com um pequeno pedaço de nadadeira, que deve ser retirado dos peixes e mantido congelado, para que posteriormente sejam recolhidos pela equipe do LAPAD/UFSC. Dessa forma, é possível avaliar os resultados das solturas. Para saber mais sobre o assunto ou informar sobre a recaptura dos peixes, ligue para o 0800-644-0026 (ligação gratuita).

Para mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.