09
Ago
2023

Usina Hidrelétrica Machadinho conquista o 29º Prêmio Expressão de Ecologia na Categoria Tecnologia


A Usina Hidrelétrica Machadinho Carlos Ermírio de Moraes recebeu na tarde de sexta-feira, dia 04, o 29º Prêmio Expressão de Ecologia na Categoria Tecnologia. A conquista é um reconhecimento pelo projeto "Proteção à Ictiofauna – Desenvolvimento de técnicas de controle e estudos da espécie Pimelodus maculatus no tubo de sucção e jusante da UHE Machadinho".

O projeto tem como foco a busca por alternativas tecnológicas e estudos aprofundados para monitorar e evitar a entrada de peixes no tubo de sucção – especialmente o pintado-amarelo (Pimelodus maculatus).

Como resultado, foi criado o “Piscis”, um software dedicado de operação autônoma, integrado ao sistema supervisório de operação da usina, voltado para monitoramento, contagem, análise de atividade e volume de biomassa de peixes no interior do tubo de sucção, que integra técnicas de visão computacional, machine learning e inteligência artificial. Até o momento, não há tecnologia similar disponível no mercado.

Os resultados deste trabalho trazem um impacto muito positivo, já que chegou à eficiência de mais de 80% no monitoramento da presença de peixes no tubo de sucção de uma unidade geradora. E eficiência de mais de 90% no afugentamento da espécie-alvo a partir da instalação de uma barreira de afugentamento de peixes.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, com o objetivo de divulgar as principais ações de sustentabilidade e incentivar a replicabilidade dessas iniciativas. Para mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br .