18
Ago
2023

Consórcio Machadinho acompanha projetos contemplados pelo II Prêmio Escola Sustentável


O Consórcio Machadinho vem acompanhando a execução dos projetos contemplados no II Prêmio Escola Sustentável. Nos meses de julho e agosto foram realizadas visitas nas quatro escolas com participação em atividades programadas. Todos os projetos foram além das expectativas, alcançando também a comunidade em geral.

Em Piratuba, na Escola EBM Marechal Câmara, o Projeto Sustentabilidade - Conhecer o passado, entender o presente e planejar para o futuro, realiza oficinas de culinária e cosméticos em parceria com a Epagri, utilizando os chás, verduras e legumes que são cultivados na escola. Além disso fazem a coleta e separação de lixo e realizam a venda do material reciclável, sendo que os fundos angariados pelas atividades são destinados à escola. Também realizou um brechó, com doações de roupas feitas pela comunidade e aberto ao público em geral.

Também em Piratuba, na Escola Reunida Prof. Rodolfo Holeveger, o projeto Revitalização do Bosque, em parceria com a Epagri, desenvolve atividades voltadas às abelhas, como estudo da espécie e implantação de iscas para atrair abelhas sem ferrão, para posterior implantação de caixas. Também foi realizada a criação de uma mascote para o projeto, através de um concurso entre os alunos.

Em Pinhal da Serra, RS, na Escola EMEB Professor Tadeu Silveira, o projeto Educação Ambiental e hábitos alimentares saudáveis: nutrindo ações de sustentabilidade, está realizando a Feira de Orgânicos da Escola, a mesma ocorre mensalmente na praça municipal sendo aberta à comunidade em geral, os Orgânicos são produzidos na horta da escola e os lucros obtidos são reaplicados no projeto.

Em Anita Garibaldi, SC, na Escola NEM Professor Nilson Fernandes da Silva, o Projeto Aquaponia Sustentável, fornece toda a produção de alface para a merenda escolar. O plantio e manutenção dos equipamentos é todo feito pelos alunos e familiares e o projeto já faz parte do Projeto Político Pedagógico da escola, envolvendo todas as turmas. O sistema já está sendo difundido na comunidade, inclusive recebendo visitas de outras escolas e entidades da região, com o interesse de conhecer e entender o processo.

Para mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.