23
Nov
2023

Piracema: é hora de respeitar o período de reprodução dos peixes


A Piracema é o período de reprodução dos peixes, caracterizada pela grande migração. É uma época importante para que o peixe complete seu ciclo reprodutivo e dê continuidade à espécie, garantindo, com isso, que sempre existam em boa quantidade. Na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, o defeso da Piracema iniciou em 1º de outubro e seguirá até 31 de janeiro de 2024. 

Na Piracema os peixes costumam subir os rios para fazer a desova. Nesse processo, acabam ficando muito vulneráveis, pois eles vão até a exaustão durante o percurso. Então é um período que precisa ser respeitado, para a preservação das espécies de peixes - ictiofauna.

Durante a Piracema não é permitida a pesca com o uso de redes, tarrafas, espinhéis e molinetes. Também não é permitido a pesca com barco a motor, inclusive para pescadores profissionais, que nesse período recebem o seguro-defeso, pago pelo Governo.

São realizadas fiscalizações pela Polícia Ambiental no período de defeso da Piracema, nos rios e afluentes que compõem a bacia do rio Uruguai. A ação é baseada na Instrução Normativa IBAMA N° 193, de 2 de outubro de 2008, que estabelece normas de pesca para o período de defeso na área de abrangência da bacia hidrográfica do rio Uruguai, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.