RESPONSABIILDADE SOCIAL

PROJETOS SOCIAIS


Em 20 anos de operação da Usina, o Consórcio Machadinho já apoiou mais de 400 projetos sociais, investindo mais de R$ 14 milhões em ações que visam à melhoria na qualidade de vida da população.

O Consórcio Machadinho investe prioritariamente em projetos relacionados à Educação, Agregação de Renda, Sociocultural, Saúde e Segurança, áreas fundamentais ao desenvolvimento sustentável da região.

Os projetos desenvolvidos estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta

por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Estão divididos em 4 grandes áreas: social, ambiental, econômica e institucional.

Os projetos executados atendem aos municípios lindeiros da Usina, os quais são: Piratuba, Zortéa, Capinzal, Campos Novos, Anita Garibaldi, Celso Ramos e Ipira, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Machadinho, Barracão e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.

PARA SABER MAIS
SOBRE OS ODS

Veja a
Cartilha

PROJETOS SOCIAIS

20 anos de história

Em 18 anos de operação da Usina, o Consórcio Machadinho já apoiou mais de 400 projetos sociais, investindo mais de R$ 13 milhões em ações que visam à melhoria na qualidade de vida da população.

O Consórcio Machadinho investe prioritariamente em projetos relacionados à Educação, Agregação de Renda, Sociocultural, Saúde e Segurança, áreas fundamentais ao desenvolvimento sustentável da região.

Os projetos desenvolvidos estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Estão divididos em 4 grandes áreas: social, ambiental, econômica e institucional.

Os projetos executados atendem aos municípios lindeiros da Usina, os quais são: Piratuba, Zortéa, Capinzal, Campos Novos, Anita Garibaldi, Celso Ramos e Ipira, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Machadinho, Barracão e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.

PARA SABER MAIS
SOBRE OS ODS

Veja a
Cartilha

PROJETOS SOCIAIS

20 anos de história

DIRETRIZES

PARA SER ELEGÍVEL OS PROJETOS PRECISAM TER

Autossustentabilidade
Alcance
social
Articulação com
outros parceiros

CADASTRAMENTO

Somente pessoas jurídicas estão habilitadas a apresentar projetos.

Cadastre
o seu projeto
Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do Escritório do Consórcio Machadinho em Piratuba (SC) ou pelo telefone 0800 644 0026 (ligação gratuita).

VÍDEOS TREINAMENTO

Módulo 1 - Cadastro da Instituição
Módulo 2 - Cadastro do Projeto
Módulo 3 - Consulta e Acompanhamento
Módulo 4 - Prestação de Contas

ANÁLISE E SELEÇÃO

A análise dos projetos é realizada de acordo

Com atendimento das
diretrizes do Consórcio
Orçamento e
coerência de valores
Documentação e
viabilidade técnica

Cumprindo estas etapas o projeto será catalogado no banco de dados e sua execução dependerá das prioridades e disponibilidade de recursos por parte do Consórcio Machadinho. O proponente do projeto sempre receberá um retorno, seja através de visita de representante da empresa, de contato telefônico ou correspondência.

Caso o projeto seja selecionado, sua execução será acompanhada por um representante do Consórcio Machadinho. A proponente receberá orientações sobre a execução, e deverá emitir relatórios mensais de andamento além de fazer a prestação de contas ao final do projeto.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • EDUCAÇÃO
  • AGREGAÇÃO DE
    RENDA
  • SOCIOCULTURAL
  • SAÚDE
  • SEGURANÇA

EDUCAÇÃO

O Consórcio Machadinho aposta na educação da nova geração para melhorar o desenvolvimento da região. A Educação é a base de tudo, ela dá conhecimento e confiança para as pessoas tomarem decisões no presente, que vão impactar positivamente as futuras gerações.

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados na área de Educação clicando abaixo.

  • Comida de Verdade, no Campo e na Cidade – ConheSer – Machadinho\RS

    Projeto tem como objetivo disseminar o conhecimento sobre a origem dos alimentos, através da manutenção de hortas escolares e visitas às propriedades rurais, que possibilitam diferenciar os alimentos quanto à forma (natural ou industrializada) e origem (animal ou vegetal). Foi concluído com a edição de um livro de receitas, valorizando a gastronomia local e a prática da alimentação saudável.

    Fotos do Projeto e ODS atendidos.

  • Revitalização de Bibliotecas e Brinquedotecas

    Projetos destinados à aquisição de livros, mobiliários, equipamentos e revitalização de espaço físico, proporcionando maior acesso à leitura, cultura, informação e conhecimento para alunos e comunidade em geral.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Campos Novos e Capinzal, em Santa Catarina, e Machadinho e Barracão no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Esportes

    Os projetos relacionados ao esporte têm como objetivo o incentivo às atividades físicas, aliadas à educação, contribuindo com o desenvolvimento humano, social e esportivo. Durante a execução das atividades são trabalhados alguns conceitos como liderança, cooperação, solidariedade, amizade e trabalho em equipe. São realizadas oficinas de futsal, futebol de campo e voleibol, sempre no contra turno escolar.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios de Piratuba e Ipira, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável (CDRS) – Piratuba/SC

    Implantação de espaço de ensino não-formal dedicado à formação socioambiental de crianças e adolescentes da região do empreendimento. Realização de projetos e práticas sustentáveis – desde os tijolos ecológicos utilizados na construção de suas estruturas até a água destinada ao consumo, vinda da chuva.

    Essas ações contribuem para a preservação do meio ambiente e se tornam exemplo de boas práticas para alunos e visitantes. O Centro está aberto para visitação do público em geral e de grupos conduzidos por profissionais como pesquisadores, professores, secretários e técnicos agrícolas.

    O CDRS está localizado em uma área verde de 220 mil m2, doada pelo Consórcio Machadinho para implantação do Parque Natural Municipal do Centenário, e conta com quatro módulo para o desenvolvimento das atividades, sendo duas salas de aula, uma sala de oficinas e auditório.

    Fotos do Projeto e ODS atendidos.

AGREGAÇÃO DE RENDA

O Consórcio Machadinho apoia ações que buscam melhorar as condições de vida da comunidade lindeira, através de projetos que proporcionem agregação de valor e geração de renda, promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados na área de Agregação de Renda clicando abaixo.

  • Pró Jovem - Machadinho/RS

    Projeto para financiamento de jovens, com idade entre 14 e 29 anos, para o desenvolvimento de uma produção independente dentro das propriedades de seus pais, tais como piscicultura, apicultura, plantio de hortaliças e porongo, entre outras. A atividade tem como objetivo gerar renda para a manutenção do jovem no campo e a garantia da sucessão familiar.

    Desenvolvido ao longo de 12 meses, o Pró-Jovem conta com assistência técnica da Emater, responsável pela capacitação e treinamento dos jovens. No final do período, cada beneficiado apresenta os resultados da atividade implantada e os ganhos obtidos, bem como o planejamento de manutenção do projeto.

    Fotos do Projeto e ODS atendidos.

  • Proteção de Nascentes

    Garantir a oferta de água através da proteção de nascentes e recuperação de áreas de preservação permanente, junto com a implantação do sistema agroflorestal de erva mate.

    O projeto consiste no plantio de mudas de árvores nativas e o cercamento das áreas. Além da preservação ambiental, o sistema garante a oferta de água, manutenção dos agricultores no campo, aumento da produtividade e incremento na renda.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Ipira, em Santa Catarina, e Machadinho, no Rio Grande do Sul, sendo beneficiadas 104 propriedades e recuperadas 111 nascentes, através do plantio de mais 144 mil de mudas de árvores.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Sistema Agroflorestal (SAF) Cambona 4 - Machadinho/RS

    Plantio da erva mate consorciada com árvores nativas, procurando reconstituir o habitat natural da planta. O sombreamento provocado pelas outras árvores melhora a qualidade da erva-mate, aumentando seu valor de mercado e, consequentemente, a renda dos produtores.

    Foi realizado o mapeamento genético da matriz, trabalho que incluiu a identificação por meio de teste de DNA, das árvores progenitoras das mudas. Isso tudo resultou em uma valorização de 65% da Cambona 4 em relação à erva-mate nativa, com custos de implantação e manutenção inferiores e retorno financeiro quatro vezes maior ao de culturas convencionais, como a soja.

    Durante o projeto foram doadas 315.938 mudas de erva-mate e outras espécies nativas, viabilizando na prática a implantação do Sistema Agroflorestal Cambona 4.

    Fotos do Projeto e ODS atendidos.

  • Pastagens Perene

    Desenvolver a atividade leiteira com a utilização de sistemas sustentáveis de produção, que reduza custos, aumente a renda e a lucratividade, preserve o meio ambiente e assegure uma melhor qualidade de vida para os agricultores familiares.

    Consiste na implantação do sistema de pastagem perene, com a formação de piquetes para manejo rotativo das áreas, ampliando a oferta de pasto. Promove o conhecimento e a capacitação dos produtores e incentiva a organização em associações e condomínios.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Piratuba e Zortéa, em Santa Catarina.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Agroecologia – Machadinho/RS

    O projeto consolida a agricultura familiar, incentiva a permanência do jovem no campo e aumenta a renda das famílias, contribuindo com o desenvolvimento local, promovendo a sucessão familiar e o fortalecimento do associativismo, através da implantação de pomares de frutíferas e estufas para produção de hortaliças, com cultivo usando a técnica da agroecologia.

    Fotos do Projeto e ODS atendidos.

     

SOCIOCULTURAL

Estes projetos têm como objetivo ações que aproximam a comunidade lindeira da cultura e fomentam o crescimento de oficinas e trabalhos direcionados ao desenvolvimento regional. São atividades culturais, que proporcionam também mais lazer para a população.

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados na área Sociocultural clicando abaixo.

  • Escolas de Música

    Projetos destinados à aquisição instrumentos, mobiliários e revitalização de espaço físico, proporcionando oficinas de música a alunos e comunidade em geral, formando e revelando novos talentos.

    Esses projetos já foram implantados em Santa Catarina, nos municípios de Ipira, Zortéa e Campos Novos.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Danças

    Projetos que têm por objetivo despertar o interesse e o resgate da tradição cultural da região, como por exemplo a gaúcha e germânica. As atividades desenvolvidas proporcionam integração social, aprendizagem, concentração, exercícios físicos e lazer.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Piratuba, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão, no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

SAÚDE

São projetos que têm como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade lindeira, através do acesso à equipamentos e ações voltadas à orientação e prevenção.

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados na área de Saúde clicando abaixo.

  • Educação Especial

    Projetos de apoio e incentivo às APAEs para aquisição de equipamentos para uso durante atividades rotineiras, visando a melhoria da qualidade de vida dos alunos. Também auxiliam na divulgação do acesso à informações referentes a prevenção e estimulação, bem como a troca de experiências entre profissionais das áreas de educação e saúde, melhorando a integração social.

    Esses projetos já foram implantados em Santa Catarina, nos municípios Anita Garibaldi, Capinzal e Ipira.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Pilates

    Projetos que proporcionam à população realização de exercícios de concentração, controle e respiração. A técnica melhora a saúde física e mental, respeitando as características de cada pessoa e são destinados à comunidade em geral, especialmente pessoas acima de 60 anos.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão, no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • Academias ao Ar Livre

    As academias ao ar livre possibilitam à população a prática de exercícios físicos, estimulando hábitos saudáveis e proporcionando melhoraria na qualidade de vida. São destinadas à comunidade em geral, especialmente pessoas acima de 60 anos.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Ipira e Zortéa, em Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão, no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

SEGURANÇA

São projetos que têm como objetivo a orientação da população quanto a prevenção de uso de drogas e violência, medidas que podem ser adotadas para evitar acidentes, bem como noções de primeiros socorros.

Conheça alguns exemplos de projetos apoiados na área de Segurança clicando abaixo.

  • Bombeiro Mirim e Bombeiro da Melhor Idade

    Projetos que atendem crianças e adolescentes, até 14 anos, e pessoas acima de 60 anos, proporcionando orientação quanto a evitar ou minimizar a ocorrência de acidentes domésticos, noções de prevenção contra incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito.

    Durante o projeto também são desenvolvidas atividades com temas sobre o meio ambiente; prevenção ao uso de drogas e prevenção de doenças.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Piratuba, em Santa Catarina, e Barracão, no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.

  • PROERD – Programa de Resistência as Drogas e a Violência

    Destinado a estudantes do 5º ano das escolas municipais e estaduais. Capacita crianças e adolescentes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

    Esses projetos já foram implantados nos municípios Ipira e Piratuba, em Santa Catarina, e Machadinho e Barracão, no Rio Grande do Sul.

    Fotos dos Projetos e ODS atendidos.